Logo

Tel: (47)3348-0341

RUA DR. PEDRO FERREIRA 155 - SALA 207e
CENTRO - ITAJAÍ -SC - CEP: 88301-901

iArtigos - Visualizando artigo

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE ATUALMENTE – SPED

O 1º. Congresso Brasileiro de Contabilidade em 1934 assim conceitua Contabilidade:

 

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas a administração econômica”.

 

O objeto da Contabilidade é o Patrimônio (Conjunto de bens, direitos e obrigações).

 

A Contabilidade possui 2 funções:

  1. Administrativa: Controle do patrimônio;
  2. Econômica: Apuração do Resultado (Lucro/Prejuízo).

 

O serviço de contabilidade é um trabalho minucioso de classificação registro, apuração, cálculo e análise das áreas fiscal, tributária e trabalhista de uma empresa, instituição ou entidade governamental ou não governamental e pessoa física. Portanto é uma atividade que exige tempo para análise.

 

Até pouco tempo atrás os prestadores de serviços contábeis tinham como rotinas básicas o registro de notas fiscais e documentos, registro de empregados e elaboração de folha de pagamentos, cálculos e emissão de guias de tributos referente a movimentação da empresa. Todas de forma simplificada.

 

Hoje percebe-se que isto mudou. O profissional de Contabilidade de classificador de documentos e emissor de guias precisa ser um conhecedor profundo da legislação tributária, trabalhista e empresarial, informática, comunicação interpessoal e um consultor de Negócios. Do ambiente austero e cheio de papéis e caixas, poucas coisas restaram. Com avanço da informática, pouco a pouco os documentos físicos estão deixando de existir. Os livros agora são digitais. Os arquivos também.

 

Uma empresa prestadora de serviços de contabilidade de vanguarda precisa ter um ambiente moderno, claro, arejado e agradável além de tecnologia de ponta na área de informática e ferramentas de trabalho.

 

Atualmente temos a introdução gradual das tecnologias tributárias, que ganha velocidade com o Sistema Público de escrituração Digital –SPED a partir da primeira década do século 21.

 

O SPED é uma forma eletrônica encontrada pelo Governo Federal para obter informação das empresas e pessoas. O estado que saber de quem, quando, quanto compramos e pagamos, quais os itens, quantidades e tributos envolvidos. Quer saber também como vendemos, quando, para quem, por qual valor, itens, quantidades e impostos. Exige informação detalhada dos estoques. Obriga as empresas a informarem pagamentos, recebimentos, custos, folha de pagamentos e memória de cálculo de apuração de cada tributo.

 

O Governo recebe estes dados em arquivos digitais padronizados com validade jurídica: EFD – ICMS/IPI, EFD CONTRIBUIÇÕES, ECD, ECF, NFE, NFSE, CTE entre outros.

 

Das pessoas físicas o Governo Federal também quer saber o  CPF, para quem pagou e quem recebeu, quando, onde, quanto e porquê. Exemplo os profissionais liberais como advogados e alguns profissionais da área da saúde (IN 1531 de 19/12/2014-RFB).

 

Dos empregados domésticos exige maior riqueza de detalhes referente admissão, manutenção e dispensa dos mesmos. O que antes era um procedimento simples.

 

É um novo tempo onde o futuro já chegou. A contabilidade e Contador precisam ter experiência, agilidade, conhecimento e estarem ligados neste mundo tecnológico.

 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

RUA DR. PEDRO FERREIRA 155 - SALA 207e
CENTRO - ITAJAÍ -SC - CEP: 88301-901
Fone: (47) 3348-0341

Aprovado TI-IDEAL
Valid XHTML 1.0 Transitional Valid XHTML 1.0 Transitional

Direitos Reservados a DCont ® | 2019