Capital de Giro é a quantidade de valores que a empresa necessita para operar regularmente. É um recurso de renovação rápida. São os valores usados para financiar a continuidade das operações da empresa, seja para aquisições do estoque, cobrir custos ou despesas operacionais.
O aumento da necessidade de capital de Giro é consequência de alguns fatores:
Quando há necessidade de Capital de Giro a empresa precisará captar recursos para financiar sua atividade. Os recursos podem ser de empréstimos bancários (que cobram altas taxas de juros) ou dos próprios sócios.
A adoção de alguns controles podem colaborar para uma administração otimizada e prevenir insuficiência de Capital de Giro.
Dentre as ações que podem mitigar os problemas podemos citar:
Para manter ainda maior segurança do Capital de Giro a empresa deverá manter uma reserva de segurança para enfrentar sem dificuldades eventuais atrasos nos recebimentos dos clientes, eventuais adiantamentos não previstos aos fornecedores e despesas não previstas.
Observados os procedimentos acima qualquer empresário terá maior margem de segurança para dar continuidades aos seus negócios com maior tranquilidade e solidez.
DOMINGOS ATANASIO FLORES: Empresário ramo contábil, titular da empresa DCont Contabilidade e Assessoria Empresarial, com 26 anos de atuação no mercado, com sede na Rua Pedro Ferreira 155, Sala 207, Centro, na cidade de Itajaí-SC.
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.