Estudos realizados pelo Sebrae revelam que mortalidade das pequenas empresas em 2014 foi de 58,18%. Isto é, mais da metade das empresas que foram abertas ou estavam em atividades foram fechadas. A maior causa? Falta de controle das contas. Por incrível que pareça a maioria dos empresários não controlam as contas. Misturam contas pessoais com as contas da empresa. Emitem cheques sem ter fundos suficientes para suportá-los. Utilizam os limites do cheque especial, pagando juros de mais de 10% ao mês, além de taxas, etc.
Mas como resolver tais problemas? Têm solução? Como colocar as contas em ordem?
Solução: Controle Financeiro. Registrar todos recebimentos e pagamentos diariamente. Montar demonstrativos Mensal das receitas e das despesas. Fazer controle bancário diariamente. Encurtar os prazos de recebimentos das vendas e aumentar os prazos de pagamentos dos fornecedores e das despesas. Encurtar estoques, comprando somente o necessário. Estabelecer uma retirada mensal fixa do seu pró-labore . Evitar o uso do cheque especial. Calcular o preço de custo e preço de venda para não vender com prejuízo. Montar fluxo de caixa da movimentação financeira da empresa. Utilizar outras ferramentas administrativas e de controle, que um profissional do ramo e experiente possa sugerir o uso de acordo com cada situação.
Pequenas medidas que se adotadas, farão grande diferença na saúde financeira da empresa e consequentemente a prosperidade refletirá na vida pessoal dos seus proprietários. Como dizem os americanos: “Time is Money”. E como tempo é dinheiro, comece a agir agora!
Precisa de ajuda? Venha nos procurar! Estamos preparados para lhe auxiliar e juntos colheremos os benefícios dos resultados.
DOMINGOS ATANASIO FLORES, graduado e pós graduado na área, é empresário, titular da empresa Dcont Contabilidade e Assessoria Empresarial, com sede no Centro de Itajaí-SC, fundada em 06/02/1990, portanto há mais de 25 anos no mercado.
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.